quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Dez Erros de Postura no Trabalho

Postura e comportamento são pontos primordiais para o sucesso na carreira profissional. A afirmação não deve ser novidade para ninguém, mesmo assim, não são poucos os que ainda cometem sérios erros comportamentais no ambiente corporativo e acabam esquecendo que a competência técnica não é a única necessária para galgar novas posições numa empresa.

A imagem transmitida pelo profissional faz muita diferença. É por isso mesmo que ficar de olho nas atitudes e na maneira como se porta no ambiente de trabalho pode render pontos positivos.

Para saber o que "pega mal" no trabalho, conversamos com o coach Silvio Celestino, que enumerou os 10 principais erros comportamentais e de postura cometidos por profissionais nas empresas:

1 - Não saber dominar as emoções.

2 - Falar mal da empresa, de chefes ou colegas no ambiente de trabalho e ou nas redes sociais.

3 - Não cumprir prazos das tarefas.

4 - Chegar atrasado em reuniões e eventos.

5 - Ter uma imagem que destoa da cultura da empresa.

6 - Escrever errado em documentos da empresa, especialmente os que são dirigidos a clientes.

7 - Ser um mau ouvinte.

8 - Tratar com descuido as ferramentas e materiais sob sua responsabilidade.

9 - Desrespeitar a cultura da empresa.

10 - Não demonstrar interesse em progredir.

Muitas dessas atitudes passam completamente despercebidas no dia a dia. A correria e a falta de atenção fazem com que profissionais sejam avaliados negativamente - o que, em muitos casos, só gera problemas depois de algum tempo repetindo os mesmos erros.

Por isso, esteja sempre atento às suas ações, não deixe que as funções e a sobrecarga façam de você um profissional relapso, desatencioso com suas responsabilidades e atitudes no ambiente corporativo.


Autora : Viviane Macedo.